Todos por Furnas: Audiência Pública reúne deputados e autoridades em São José da Barra

Uma Audiência Pública realizada na manhã deste sábado (07), em São José da Barra, cidade sede da Usina Hidrelétrica de Furnas, discutiu a situação do Lago de Furnas e Peixoto. O encontro foi em frente à Câmara Municipal, que ficou lotada.

O Presidente da Câmara de Cássia, Luiz Adriano de Souza Machado, os vereadores Ciro Antônio de Oliveira Costa, Dannilo Rodrigues Silveira, Luciana Evangelista, Ricardo Garcia Arantes, além da vice-prefeita Conceição Aparecida (Cida) marcaram presença no evento.

Estiveram presentes os deputados federais Emidinho Madeira, Diego Andrade (líder da bancada mineira), Fabiano Tolentino, e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Dalmo Ribeiro, Mário Henrique Castro, o promotor de Justiça de Carmo do Rio Claro, Dr. Cristiano Cassiolato, o representante de Furnas Centrais Elétricas Mário Fernandes, o representante da ONS Vinicius Rocha, representante do Comitê Bacia Hidrográfica do Lago de Furnas Fausto Costa e o representante do grupo Todos por Furnas, Luiz Orlando Belmiro, mais de 60 prefeitos da região estiveram presentes, além de ex-prefeitos e vereadores de cidades vizinhas.

Os moradores das cidades banhadas pelo Lago, fizeram caravanas e acompanharam as manifestações. O encontro debateu com empresários e comerciantes a cota mínima de 762 metros acima do nível do mar para o Lago de Furnas e 663 metros para o Lago de Peixoto. Também participaram as associações – dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), e da Microrregião Baixa Mogiana (AMOG).

Os deputados afirmaram que todos há bastante tempo trabalham a favor do nível do lago, seja na esfera estadual ou federal. Agora, todos estão engajados e unindo forças, já que a reclamação é geral: a água sumiu e o desemprego cresceu. Os oradores tiveram três minutos para falar. Esta foi a segunda Audiência realizada esta semana. A primeira foi na quinta-feira (05), no Senado em Brasília.

Ao final do encontro, uma carreata com trio elétrico foi realizada até a barragem de Furnas, onde o movimento foi concluído com a execução do Hino Nacional.