PRESIDENTE DA CÂMARA SE REUNE COM DEPUTADOS SOBRE NÍVEL DO RESERVATÓRIO DA USINA MASCARENHAS (LAGO DE PEIXOTO)

Na tarde desta segunda-feira, 26/08, o Presidente da Câmara Municipal de Cássia, Luiz Adriano de Souza Machado, o Priminho, foi recebido no gabinete do Deputado Antônio Carlos Arantes, juntamente com o Deputado Dalmo Ribeiro, das representantes da Prefeitura Municipal de Ibiraci, Silcy Cristina e Adriana Martins e Fernando Lanza, assessor do Deputado Estadual Professor Cleiton.
A reunião foi para discutir sobre o nível do reservatório da Usina Mascarenhas de Morais (Lago de Peixoto), que há muito tempo se encontra abaixo do esperado.
Os Deputados Dalmo Ribeiro e Professor Cleiton são autores do requerimento que criou a Frente Parlamentar Itamar Franco, para defender os interesses de Minas e dos 34 municípios impactados pelo lago frente a exploração do reservatório pela Usina. A Frente defende uma proposta de se manter o nível da água sempre em 762 metros acima do nível do mar, que seria o mínimo para manutenção das atividades turísticas e da piscicultura no Lago de Furnas.
Assim, foi solicitado um pedido de audiência pública para o tratamento deste tema e uma busca de soluções que podem ser tomadas em conjunto. A audiência tem data provável no dia 20 de setembro e será em Cássia com a presença confirmada dos Deputados Estaduais Antônio Carlos Arantes, Dalmo Ribeiro e Professor Cleiton.
Segundo o vereador Priminho, existe grande preocupação em relação ao baixo nível da água, o que pode trazer consequências negativas para o turismo, a agricultura, e a possibilidade de desabastecimento de água para os municípios que costeiam a represa.