MÓVEIS RESTAURADOS DO ANTIGO FORUM DE CÁSSIA SÃO USADOS PELA PRIMEIRA VEZ PELOS VEREADORES

Foi realizada na noite de ontem, 9 de novembro, a 16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Cássia, com a presença de todos os vereadores e também do prefeito Rêmulo Carvalho Pinto (Reminho) e membros do Conselho do Patrimônio Histórico do Município, que atuam em busca da proteção do patrimônio cultural cassiense. Essa foi a primeira sessão realizada com o uso das mesas no plenário da Casa de Leis, que agora serão utilizadas durante as sessões, reuniões ou audiências públicas.

Os móveis foram restaurados e inventariados pelo Patrimônio Histórico do Município, todos foram usados durante muitos anos pelo antigo Fórum, na sala onde eram realizadas as audiências e júris. Hoje poderão ser utilizados pela população nas reuniões, encontros e audiências públicas realizadas no plenário da Câmara.

Segundo o presidente Henriquinho Alonso, após a mudança da Câmara para o prédio do antigo Fórum, a pedido do Dr. Armando Fernandes Filho, Juiz de Direito da Comarca de Cássia, ficou o compromisso de restauração dos móveis para serem utilizados no plenário da Câmara, na antiga sala de audiências e júris do Fórum, onde sempre estiveram por mais de 30 anos.

“Foram restaurados e inventariados pelo Patrimônio Histórico do Município e agora, cumprido o compromisso, estão novamente prontos para uso e com certeza novas histórias serão juntadas e para sempre lembradas”, enfatizou Henriquinho.

De acordo com o vereador Luiz Adriano de Souza Machado (Priminho), na gestão anterior quando era presidente da Câmara Municipal, teve a graça de receber o prédio para o município, na gestão em si, juntamente aos nove vereadores com o grande trabalho, além de conseguir o prédio, também todo o imobiliário.

“Em reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico, a pedido do Dr. Armando, perguntando se a Câmara iria usar os móveis, eu disse que ia passar ao Patrimônio Histórico, mas com a intenção de restaura-los e trazer de volta a esta casa, devidos há vários anos neste prédio. O Púlpito estava abandonado no prédio da cadeia velha. Mas com a graça e Deus não foi descartado. Registramos os móveis, para automaticamente o município pudesse passar a receber o ICM, sendo tombado passa ter uma pontuação um pouco mais. Exemplo do prédio do antigo Fórum, ainda não é tombado, mas é inventariado e isso soma pontos. Vendo o excelente trabalho da comissão do Patrimônio Histórico, que subiu em um patamar muito grande na sua pontuação. As vezes o povo critica pelo dinheiro gasto com a restauração, mas muitos não sabem que o dinheiro volta para o município, esse dinheiro volta para o Patrimônio Histórico, e volta até um pouco a mais, porque quanto mais soma pontos, o Patrimônio Histórico tem condições de trazer ICM para o nosso município” explicou

“Deixando claro, que o vereador Henriquinho, agora na presidência, eu pedi para ele, que eu tinha um compromisso com o Patrimônio Histórico, antes de sair da presidência, a gente ia fazer tudo através do fundo municipal do Patrimônio Histórico e Cultural para não dúvidas da transparência. E agora foi feito na gestão do prefeito Reminho, o acordo com o pessoal do Patrimônio Histórico e está aqui os móveis restaurados, trazendo a beleza de como era antes, preservando a história e somando pontos ao ICM do nosso município. Para finalizar, gradeço e parabenizo os restauradores Reginaldo e Ronilson, pelo excelente trabalho, um trabalho que contempla o município” concluiu o parlamentar.

Em sua fala, Priminho ainda sugeriu, que seja votado na próxima reunião ordinária, uma moção de aplausos a Reginaldo e Ronilson, que se dedicaram em reformar a história de Cássia.