Nesta quarta-feira (20), na Quadra “ABM” – Aramita Bastos Machado, no bairro Parque da Nascente, foi realizada uma noite cultural de apresentações em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.

Em Cássia a Lei 182/2019 “Institui a Semana da Consciência Negra no Município e reconhece a data de 20 de novembro como a data comemorativa para o povo negro”, de autoria do Vereador Ricardo Graia.

Sob direção artística do Vereador Dannilo Rodrigues, a noite cultural contou com apresentações de dança, Capoeira, desfile beleza negra, apresentação de poesia e musical da Escola Estadual Melo Viana, Terno de congo, apresentação de Umbanda e bloco de carnaval.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

O evento contou com a participação da população, vereadores, do Prefeito Marco Leandro e da Vice Aparecida Conceição Silva.